UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Psicologia em Pesquisa é um periódico eletrônico quadrimestral (abril, agosto e dezembro) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como público alvo pesquisadores, docentes e profissionais de psicologia e demais áreas correlatas. Sua atual classificação no QUALIS é B1.

Seu objetivo principal é promover a produção e a divulgação do conhecimento científico no campo da Psicologia e de suas áreas afins. Para tanto, prioriza a publicação de artigos originais que relatam os resultados de pesquisas empíricas ou teóricas. Também são publicadas outras comunicações científicas originais como, por exemplo, revisão de literatura, ensaio teórico, resenha, entrevista, relato de experiência, que tenham relevância para Psicologia e suas áreas correlatas. Os manuscritos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

 

A revista Psicologia em Pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Apresenta periodicidade semestral e publica artigos originais na área de Psicologia e áreas afins. Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam necessariamente aqueles relativos à Comissão Editorial.

A partir de 2017, a revista publicará artigos a partir de três áreas especificas, de acordo com a descrição abaixo:

 

Desenvolvimento Humano e Processos Sócio-Educativos:  artigos na área de Psicologia do Desenvolvimento que investigam ou discutam as múltiplas variáveis associadas ao desenvolvimento humano ao longo do curso da vida, sejam elas cognitivas, afetivas, sociais e/ou biológicas. Artigos na área de Psicologia Escolar  que investiguem e discutem  os processos educacionais formais e informais. 

 

Processos Psicossociais em Saúde: artigos nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde ou Psicologia Social que investigam e compreendem a relação entre indivíduos ou grupos nos diversos temas relacionados aos aspectos psicossociais no contexto da saúde. 

 

História e Filosofia da Psicologia: artigos de investigação teórico-conceitual dos fundamentos históricos e filosóficos da psicologia no contexto fornecido pela história das ideias, história da ciência, filosofia da ciência, filosofia da mente e fenomenologia, assim como pelas intersecções possíveis entre essas diferentes disciplinas e tradições filosóficas. 

Com a meta de assegurar uma avaliação imparcial e promover um intercâmbio entre os autores e seus pares, todos os manuscritos submetidos à Psicologia em Pesquisa são avaliados segundo um processo de revisão às cegas por pares, seguindo orientações doCommittee on Publication Ethics (COPE) em todos os aspectos éticos e, em especial, em relação a casos de má conduta e plágio em publicações acadêmicas.

 

Indexações: PEPSIC, LILACS, DOAJ, LATINDEX, PSI PERIODICOS, Diadorim, Portal Periódico CAPES, Periódico de Minas, Sumários.org, Google Acadêmico, Livre, REDIB.

 

Políticas de Seção

Artigos

A.1) Revisão de Literatura e Ensaio Teórico: Análise crítica da literatura científica sobre um determinado problema ou análise de aspectos teóricos que gere questionamento dos modelos existentes e/ou hipóteses para futuras pesquisas. Limitados a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras e referências.

 

A.2) Relato de Pesquisa: Comunicação científica de uma investigação empírica. Limitado a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Revisão crítica de uma obra recém-publicada, apresentando informações sobre o autor, a exposição sintética do conteúdo da obra e um comentário crítico, orientando o leitor quanto às características e possibilidades de uso da mesma. Os autores devem consultar o Editor Geral antes de submeter resenhas ao processo editorial. Deve ter título e os dados bibliográficos completos do livro resenhado devem aparecer nas referências finais do texto. Deve conter de 3 a 5 laudas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos enviados serão avaliados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de pareceristas ad hoc, a seu critério. Existem três possibilidades de pareceres: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c) recusa integral. Os autores serão notificados sobre a aceitação ou a recusa de seus textos.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Antiplágio

Antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista serão verificados pelo seguinte website para a identificação de plágio: https://www.docxweb.com/pages/home.jsf.  Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados



Universidade Federal de Juiz de Fora