UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

A Infl uência da Propaganda no Processo de Decisão de Compra do Adolescente Brasileiro

Marcílio Ângelo Silva, Antonio Roazzi, Bruno Campello Souza

Resumo


O presente trabalho versa sobre aspectos referentes ao consumidor e a fatores que podem infl uenciar sua decisão de compra, como a propaganda.
Concentra-se no comportamento do consumidor adolescente brasileiro recifense, uma vez que poucos estudos têm sido feitos nesta área no Brasil.
Aborda inicialmente aspectos relativos ao contexto social brasileiro, relacionados à adolescência e aspectos do marketing, de forma particular a
uma de suas táticas promocionais, a propaganda. Analisa criticamente as possíveis relações diretas ou indiretas da propaganda com o processo
de decisão de compra do consumidor. Teve como objetivo principal verifi car se a propaganda exerce infl uência determinante na decisão de
compra dos adolescentes. Apoia-se na teoria das facetas e na abordagem quali-quanti, usando como instrumentos a associação livre, a classifi cação
dirigida, situação hipotética de compra e escala Likert relacionada ao peso da propaganda para decisão de compra. Análises descritivas, de
variância Kruskall-Wallis e multidimensional através da técnica SSA (Smallest Space Analysis) e de entrevista foram realizadas. Verifi cou-se que a
propaganda não se apresenta, na opinião dos participantes, como uma infl uência determinante na decisão de compra dos mesmos.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; adolescência; propaganda; infl uência determinante; tomada de decisão

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24879/201100500100318

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

   Revista Psicologia em Pesquisa

   Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia

   Universidade Federal de Juiz de Fora
   Departamento de Psicologia – ICH
   Campus Universitário – Bairro Martelos
   Juiz de Fora – MG - CEP: 36036-330

   E-mail: revista.psicologiaempesquisa@ufjf.edu.br

   e-ISSN 1982-1247

   DOI: 10.24879


   INDEXADORES



            

 

 

                       

Universidade Federal de Juiz de Fora