UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

As Estratégias de Aprendizagem de Alunos Repetentes do Ensino Fundamental

Elis Regina Costa, Evely Boruchovitch

Resumo


Identificar e comparar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos repetentes e não repetentes do ensino fundamental
foi o objetivo da presente pesquisa. A amostra contou com 155 alunos, dos quais 43,9% (68) já haviam repetido pelo menos
uma vez alguma série escolar. Os dados foram coletados mediante uma entrevista individual estruturada, que continha situ-
ações hipotéticas relativas à aprendizagem e ao estudo. Os resultados revelaram que as estratégias de aprendizagem mencio-
nadas pelos repetentes nas situações propostas foram mais pobres, menos funcionais e mais ambíguas, quando comparadas
às dos alunos não repetentes. Sugere-se que os dados obtidos sejam verificados, futuramente, por estudos observacionais que
possam melhor aquilatar, realmente, as ações daqueles que experimentam tanto o sucesso quanto o fracasso na escola.


Palavras-chave


Estratégias de aprendizagem; repetência; ensino fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24879/201100500100344

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

   Revista Psicologia em Pesquisa

   Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia

   Universidade Federal de Juiz de Fora
   Departamento de Psicologia – ICH
   Campus Universitário – Bairro Martelos
   Juiz de Fora – MG - CEP: 36036-330

   E-mail: revista.psicologiaempesquisa@ufjf.edu.br

   e-ISSN 1982-1247

   DOI: 10.24879


   INDEXADORES



            

 

 

                       

Universidade Federal de Juiz de Fora