UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Análise da fidedignidade entre dois tipos de pontuação do Teste de Cloze Técnica de Cloze

Evely Boruchovitch, Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Katya Luciane de Oliveira

Resumo


Muitas situações exigem o uso da habilidade de leitura para um bom desempenho acadêmico. Algumas pesquisas evidenciam que ela se relaciona com o nível de dificuldade do texto. Explorar as dificuldades dos itens na pontuação da compreensão textual avaliada por meio da técnica de Cloze foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 574 universitários de três universidades privadas dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A compreensão textual foi medida por meio da aplicação de um texto elaborado dentro dos padrões da técnica de Cloze, utilizando-se dois critérios de correção das respostas. O primeiro avaliou o acerto e o erro, sem considerar a dificuldade do item; o segundo levou em consideração a dificuldade do item de acordo com o contexto em que estava inserido. Os resultados indicaram diferença entre os dois critérios de pontuação. Evidenciou-se também diferença significante na compreensão em leitura entre os diferentes cursos.

Palavras-chave


Teste de Cloze, compreensão em leitura universidade.

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DOI: https://doi.org/10.24879/200700100100444

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